segunda-feira, 16 de agosto de 2010

Entrevista com Claudio Lins

Entrevista com Claudio Lins

Cláudio Werner Vianna Lins nasceu no Rio de Janeiro em 30 de Novembro de 1972, é um ator, cantor e apresentador brasileiro, filho da cantora, atriz e bailarina Lucinha Lins com o cantor Ivan Lins. Atualmente atua como ator na novela do SBT “Uma Rosa com Amor”, confira a entrevista que ele concedeu a mim, Matheus Loppes, em nome do CTV:
1.      Filho da atriz Lucinha Lins com o cantor Ivan Lins, desde criança Claudio Lins tinha desenvolturas com a música e com a dramaturgia.  Você acha que seus pais influenciaram na sua vontade ou na habilidade de ser músico ou ator?
Acho que fui influenciado por eles tanto quanto um médico decide ser médico porque seus pais eram médicos… ou seja, tudo aconteceu de maneira natural. Tanto que dos meus cinco irmãos e irmãs, só eu é que segui a carreira de artista. Mas em compensação, resolvi ser tudo, né? Cantor, compositor, ator…
2.      Você que esta fazendo uma novela do SBT acha que tem algum tipo de preconceito do publico da Globo em relação ao SBT devido a Globo ser taxada como a melhor na teledramaturgia? Tipo uma pessoa que fala “não vou assistir a novela porque é do SBT”…
Claro que muitas pessoas tem suas preferências. Já ouvi gente dizendo que só assite à Globo, outras que só assistem ao SBT, ou à Record… Mas me parece que “Uma rosa com amor” conseguiu trazer pro SBT um público diferente, mais jovem. Quebrou-se o estigma de que a casa só produz dramalhões mexicanos.
3.      Como surgiu o convite para você atuar em “Uma Rosa com Amor”? Qual foi o maior desafio para o seu papel, o “Claude”?
O convite surgiu diretamente do diretor, Del Rangel. Não tínhamos trabalhado juntos ainda, mas já tinha feito um teste com ele pra outro trabalho (que não se realizou), e acho que a partir dali surgiu um interesse profissional mútuo. Acho que o maior desafio do Claude era o sotaque, que tinha que ser sutil e ao mesmo tempo verossímel.
Wallpaper d novela Uma Rosa com Amor
4.      Apesar de ter mostrado como se eleva os índices de audiência de uma novela, “Uma Rosa com Amor” ainda é alvo de críticas. Vocês atores da novela, já receberam alguma reclamação, ou algum aviso? Comentam isso nos corredores?
Quem nunca fez uma novela não tem idéia da magnitude de produção e do trabalho que dá. São muitas as váriáveis para uma novela dar certo. É claro que nesse processo existem falhas, e muitas vezes a falta de tempo não permite corrigi-las. Mas tenho certeza de que o saldo é muito positivo.
5.      Para viver seu personagem em “Uma Rosa com Amor”, acredito que você teve que ter aulas de Francês correto? Como foi para você interpretar um personagem do exterior?
Não só tive aulas de francês, como trabalhei também com uma fanoaudióloga. Li também um pouco sobre a cultura e a história da França. Mas logo fomos percebendo que o Claude era muito mais brasileiro do que francês, uma vez que ele vivia no Brasil desde criança. Acho até que esse espírito brazuca dele é que o fez escolher o Brasil como sua casa.
6.      O que você vê de semelhança entre seu personagem em “Uma Rosa com Amor”, o Claude, e você na vida real, o Cláudio Lins?
No dia a dia eu também posso ser tão mal humorado quanto o Claude!!! E acho que, no fundo, nossos romantismo é o mesmo. Mas de resto, acho que somo bem diferentes…
7.      Há poucas semanas saiu na imprensa que você havia recusado um convite para atuar na próxima novela do SBT escrita por Iris Abravanel. Isso foi realmente verdade? Se sim, por que você recusou?
Na verdade, essa vontade de continuarmos a trabalhar juntos foi se desenvolvendo naturalmente ao longo da novela. Então posso dizer que o convite partiu não só do lado do SBT, mas do meu também. Só que quando eu voltei pra minha casa, no Rio (o SBT grava em São Paulo), percebi o quanto estava cansado e desejoso de estar com a minha família. Assim, gentilmente declinei do convite.
8.      No ano de 2001, enquanto estava na TVE, você apresentou o programa “A Vida é um Show”. Já recebeu algum novo convite? Pretende apresentar novamente um programa?
Adorava fazer aquele programa. Pode não parecer, mas dava muito trabalho, pois eu tinha que estudar muito sobre a vida do artista a ser entrevistado. Sem dúvida foi uma experiência enriquecedora, em que aprendi muito sobre música brasileira, e poderia sim analizar novas propostas para apresentar programas. Mas nunca deixaria de ser ator e cantor pra virar um apresentador. Eu teria que conciliar as coisas… mas acho que já estou acostumado a isso, não?
9.      De todas as emissoras que você já trabalhou, todos os papéis que já fez, teve algum que te marcou mais? Qual?
Resposta difícil… já passei por tantos lugares, tantos personagens. Já fiz novela até em Portugal!
Sem dúvida que o Bruno, de “História de amor”, foi muito marcante. Foi minha primeira novela, e foi logo um sucesso. E trabalhar na Globo é trabalhar na mais tradicional fábrica de teledramaturgia do país. Mas no momento estou com aquela sensação gostosa de ter passado recentemento por um bom trabalho. O Claude foi um grande presente, e essa passagem pelo SBT foi muito prazeirosa. Na verdade, estar nessa ou naquela emissora é o que menos importa. No final, novela é novela! O que norteia as minha escolhas são boas sinopses, bons roteiros, boas personagens.
10.  E o futuro de Claudio Lins? Novos trabalhos previstos? Novas emissoras? Como anda seu futuro? Conta para a gente, por favor!
No momento estou entre descansar e voltar a estrada com o meu show “CARA”, onde canto músicas do meu mais recente cd, lançado no ano passado pela gravadora Biscoito Fino. Temos show daqui a pouco, no Rio: dia 19 de agosto, no Teatro Rival. Mas claro que já estou fazendo meus planos para projetos futuros. Essa semana estou fechando a participação numa série para TV, mas ainda não posso contar… E analiso propostas de voltar ao teatro.
11.  Durante esse período em que você estava sem atuar na televisão, você chegou a receber algum convite de outras emissoras? Se sim, porque recusou?
Tive alguns convites sim, mas nada que fosse tão interessante a ponto de me tirar de casa. Novela é um processo muito intenso e cansativo. Portanto, quando se aceita um papel numa novela, é bom usar um pouco da intuição pra ver se vai ser legal ou não. De qualquer maneira, sempre achei positivo o fato de não fazer uma novela atrás da outra. A exposição fica mais controlada, fico menos “repetitivo” para o público, e isso sempre me possibilitou fazer teatro e música com mais liberdade.
12.  Você se lembra dos primeiros minutos em que você estava gravando como ator? Qual a sensação?
Claro que lembro! Era “História de amor”, uma cena de estúdio com José Mayer, Maria Ribeiro, Humberto Magnani, Yara Corte e Marli Bueno. Devia ter só uma ou duas falas, mas estava super ansioso. Na época eu usava óculos (depois operei a vista), e estava tão nervoso que esqueci de tirá-los. Resultado: tive que deixar os óculos pra personagem e fazer outros pra mim!
13.   Que conselho você dá para seus fãs que querem seguir a mesma carreira que você?
Existe hoje essa confusão entre artista e celebridade. Eu acho então que essa é a primeira coisa a se fazer: diferenciar as coisas. Pra ser artista tem que ter vocação e talento pra coisa, e nem todos tem… assim como nem todos tem os atributos necessários pra ser  médico ou arquiteto. Mas se você não tem dúvida de que é um artista, estão mãos à obra: tem que estudar, tem que criar, tem que se expor. Chegar ao estrelato é para uma minoria, mas o estrelato é só um meio, e não o fim.
14.  Queria que por gentileza você deixasse um recado para os nossos leitores que são seus fãs!
A todos que acompanham e apreciam os meus trabalhos, obrigado pelo carinho. Que a nossa relação seja sempre em mão dupla, onde eu vos alimento com a minha arte, e sou alimentado pelas vossas palmas. Pela televisão, essa troca fica mais diluída… Mas quando tenho a oportunidade de encontrá-los num show ou numa peça de teatro, aí sim fico radiante. No momento, estou nos palcos com meu show “CARA”, onde posso falar a vocês diretamente, com a minha música. E esse encontro não tem preço! Um beijo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário